sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ELEIÇÃO DO SINDUTE - Unidade dos lutadores para enfrentar o governo Anastasia/PSDB


A greve dos trabalhadores em educação em nosso estado demonstrou que a política do governo Anastasia é atacar os trabalhadores e deixou patente sua falta de compromisso com a educação. 

Esta luta exigiu uma ampla unidade de todos os segmentos de nossa categoria e dos setores organizados, das diversas centrais sindicais e contou com o apoio de grande parte da população. Mesmo com toda esta mobilização o enfrentamento foi muito duro.

Nós, do Movimento Educação em Luta, dedicamos todas as nossas forças para a vitória de nossa luta. Nossa Central sindical, a CSP Conlutas, também esteve na linha de frente do apoio.

Agora, para as eleições do Sindicato, defendemos a composição de uma chapa unitária com todos os setores que se colocam na defesa das revindicações dos trabalhadores e no enfrentamento ao governo Anastasia/PSDB.

Temos diferenças com a direção do Sindicato, mas entendemos que essas diferenças não impedem a construção neste momento de um programa de atuação comum, para que a direção do Sindicato se fortaleça e reflita os mais diversos segmentos da categoria.

O SIND-UTE DEVE RETOMAR A TRADIÇÃO DE PLURALIDADE EM SUA DIREÇÃO

Dos grandes sindicatos estaduais de trabalhadores em educação, o SindUTE MG é um dos poucos que não elege a sua diretoria com o critério da proporcionalidade dos votos obtidos pelas chapas que disputam a eleição.

A Apeoesp (São Paulo) e o SEPE (Rio de Janeiro), os dois maiores sindicatos do país, tem diretorias compostas pelos vários setores que atuam na entidade e respeita a proporcionalidade. Por que no SindUTE é diferente? 

A composição de uma chapa unitária depende da disposição da diretoria e não de Estatuto.

A proporcionalidade foi utilizada no SindUTE por uma breve experiencia em 1990. Desde então somente a chapa mais votada compõe a direção. Essa não é a melhor forma de composição, pois não reflete todos os setores da categoria.

Precisamos fortalecer o nosso Sindicato como um instrumento de luta de toda a categoria, como uma verdadeira organização de frente única de nossa classe.
Para isso, estamos apresentando um programa mínimo para a CHAPA DOS  LUTADORES e aguardamos um posicionamento da diretoria e dos outros setores que compõem a nossa categoria.

PROGRAMA PARA UMA CHAPA UNITÁRIA E DE LUTA NO SIND-UTE MG

  • Em defesa das reivindicações dos trabalhadores em educação: piso salarial, 1/3 de hora atividade, fim do subsidio e por um plano de carreira que garanta todos os direitos conquistados, contra as avaliações de desempenho.. 
  • Contra a precarização das escolas, o assédio moral e a sobrecarga de trabalho imposta pela SEE
  • Independência frente a todos os governos (estadual, federal e municipais)
  •  Democracia e unidade nos fóruns da categoria. 
  • Contra a flexibilização dos direitos e qualquer reforma que ataque os trabalhadores (não ao projeto de Acordo Coletivo Especial e a nova reforma da previdência)
  • 10% do PIB já para a Educaçao


FAÇA CONTATO COM O MEL 
TELEFONES                   (31) 3271-2406 
Gustavo (Grande BH)      (31) 9747-2128 
Eleandro (Zona da Mata) (32) 8803-2098
Betânia (Triangulo)         (34) 8807-5885